Manutenção de Ativos = Aumento de Lucro

Sample image

Muitas empresas não conseguem manter índices de competitividade e produtividade nos níveis demandados pelo mercado atual. Medidas para otimizar custos e diminuir as fragilidades do negócio devem ser identificadas e controladas para neutralizar os resultados negativos.

O empresário tem que ter foco no  aumento da disponibilidade de máquinas e redução do custo da manutenção. Para atingir este objetivo estratégico, a padronização de procedimentos da manutenção é fator fundamental, pois através destes, poderá ser criado indicadores para que as empresas troquem experiências e tenham condições de avaliar seus resultados.

Neste contexto é fundamental a formação de colaboradores com requisitos que permita a mudança de paradigmas, transformando os colaboradores da manutenção em um profissional com profundo conhecimento de custos de manutenção que atue como financeiro e pense como engenheiro.

O uso de tecnologias que nos permita monitorar, medir e acompanhar equipamentos críticos de uma indústria, através de manutenções preditivas e preventivas, estão disponíveis e acessíveis.

Pelo menos 50% das falhas em rolamentos e 60% dos problemas em redutores e engrenagens estão associados  à lubrificação.

A competitividade nos obriga a buscar novos mercados e novos produtos. A disponibilidade dos equipamentos é estratégico para o cumprimento de metas comerciais.